Pular para o conteúdo principal

Cidade Maldita (1980), de Umberto Lenzi

 

Há uma simplicidade no centro de Cidade Maldita, de Umberto Lenzi que é muito cativante. A tripulação de um avião militar, depois de voar demasiado perto de um local radioativo, transforma-se em monstros horrendos, causando estragos assim que saem da pista. Parte zumbis, parte vampiros, as criaturas não são estúpidas: podem usar ferramentas, armas, são capazes de organização e crueldade, brincando com as suas vítimas antes de as matar.

A partir do momento em que os monstros aparecem, o filme não para mais, agarrando-se a uma trama mínima para prosseguir, acompanhando o protagonista, o jornalista Dean Miller (Hugo Stiglitz), pela cidade, tentando sobreviver ao lado da mulher. Entre cenas de carnificina e sangue, há também um enredo militar ocasional, com oficiais e cientistas a tentarem descobrir o que está a acontecer e como o impedir.

É, obviamente, um filme feito de forma barata. A maquiagem é horrível e a atuação é superficial, e Lenzi, famoso por Cannibal Ferox, tenta conquistar o público chocando-o com violência e nudez, que são abundantes. Mas, seja por acidente ou não, há uma coerência temática em tudo isso que faz maravilhas se aqueles que assistirem ao filme conseguirem encontrá-lo na metade do caminho. A violência implacável e barata que preenche a maior parte da duração do filme tem sua razão de ser, especialmente quando se descobre que o diretor era um anarquista.

Cidade Maldita tem uma estrutura repetitiva e muda muito pouco do início ao fim. As coisas parecem estar seguras e protegidas, então os zumbis aparecem, matam a maioria dos figurantes, talvez um ou dois personagens nomeados, alguém foge para algum lugar que parece seguro e assim por diante. Mas cada um desses momentos mostra as falhas dos mecanismos que deveriam fazer a sociedade funcionar: a mídia, os militares, a religião, entre muitos outros.

Logo após o primeiro ataque, Miller corre para o estúdio de TV onde trabalha e imediatamente tenta lançar uma transmissão para contar a todos sobre a situação, mas os militares desligam a transmissão, tentando evitar o pânico, mas isso só piora tudo. Logo, os monstros convergem para a estação, matando todos que encontram pela frente.

É um filme divertido para quem gosta de gore, pois há mais de um momento em que o diretor mostra extensivamente alguém sendo horrivelmente morto pelas criaturas. Mas também há uma tendência muito pessimista e triste em tudo isso. Os monstros não param, e tudo o que deveria fazer isso falha repetidamente. A estrutura repetitiva da narrativa torna tudo muito desesperador. Eles logo tomam conta da cidade, pois cada vítima se torna um deles.

É claro que o filme não se preocupa refletir sobre a falta de esperança, não é esse tipo de trabalho, mas há um momento em particular que consegue fazer exatamente isso, de forma barata e grotesca. Depois de fugir da cidade, Miller e sua esposa, Anna (Laura Trotter), encontram uma igreja, um lugar que ela acredita ser um refúgio seguro: "Se eles são vampiros, talvez não possam entrar na casa de Deus!", ela proclama antes de entrar correndo. O santuário está vazio e parece estar protegido, um padre está lá e ele parece humano. Anna corre até ele com alívio, mas vê o imenso ferimento em seu rosto, sinalizando sua transformação, e ataca o casal. Miller esmaga sua cabeça com um castiçal antes que ele possa causar qualquer dano.

Não é sutil, mas isso, juntamente com o fracasso consistente dos militares em conter a situação de alguma forma - e provavelmente piorá-la -, transmite a mensagem: nem Deus nem os militares podem ser úteis quando a coisa aperta. Eles não podem nos salvar.

Muitos paralelos podem ser feitos entre o filme de Lenzi e a obra-prima de Danny Boyle, Extermínio, alguns óbvios - criaturas que correm rápido e parecem zumbis, mas não são - e outros nem tanto, como as escolhas de locação e alguns eventos, especialmente no final, como uma parada em um posto de gasolina, que começa pacífica, mas logo se transforma em violência, explosiva na obra italiana, calma e brutal no filme de Boyle.

Há uma cena falsa de "foi tudo um sonho!" no final, com Dean acordando após a suposta morte de Anna. Ele se levanta e vai para o trabalho, como em qualquer outro dia. Ele vai para o aeroporto e tudo começa novamente. A Cidade dos Pesadelos se repete, o começo é o fim, e nada pode nos salvar, podemos apenas assistir enquanto os horrores tomam conta de tudo, e as ferramentas que deveriam nos proteger falham, repetidamente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Invasores de Corpos – Lições em Conformismo

  “ The Body Snatchers” , assim como o primeiro filme baseado na obra, Vampiros de Almas , se tornaram parábolas anticomunistas. As plantas que vieram do espaço vieram para transformar o bom indivíduo na parte de um todo, sem sentimentos, servindo somente ao bem maior da raça alienígena, ou, trazendo para a nossa realidade, ao Estado, cerceador de liberdades. Uma boa subversão realizada na versão de Philip Kaufmann, Invasores de Corpos , é de tornar a transmutação realizada pelos alienígenas como uma submissão ao status quo , e não tanto quanto uma inversão dos valores supostamente americanos, como nota o roteirista Mark Salisbury em seu texto para a BFI, o filme ‘sublinha o fim do "flower power" e o início da "Geração Eu".’ Uma profunda descrença com as instituições marca a narrativa do filme, especialmente quando ele se aproxima do final. Matthew Bennell (Kiefer Sutherland) busca, a todo momento, a ajuda de autoridades, somente para elas se mostrarem ineficie...

Crítica – Abigail e a Cidade Proibida

  Crítica originalmente publicada no Senta Aí Nos minutos iniciais de  Abigail e a Cidade Proibida , a protagonista protesta com sua mãe sobre a injustiça da família delas ser estigmatizada por que seu pai ( Eddie Marsan ), sequestrado há mais de 10 anos, possuía uma condição mal vista pela sociedade. Pode até parecer uma declaração forte, de uma jovem cansada das condições de seu mundo. Poderia, se houvesse alguma preocupação em, de fato, retratar essa situação em algum momento do longa, mas que não passa de ser uma declaração isolada. De um filme, na qual acaba por possuir seu ‘destaque’ nesse isoluaento. Este é o principal problema dessa produção russa, dirigida e roteirizada por  Aleksandr Boguslavkskiy . O longa apresenta breves vislumbres de temas interessantes de serem discutidos, porém nunca cresce além de uma premissa básica e genérica, que conta a história de Abigail ( Tinatin Dalakishvil ), jovem que vive em uma cidade completamente murada dominada por um regi...

Carol e o Fim do Mundo – Só o trabalho faz sentido

Neste momento no tempo, a Netflix possui em seu catálogo duas obras que tratam de temas similares: O fim do mundo e o que fazer da vida no cenário apocalíptico. Ambas animações, uma japonesa, a outra americana. A primeira trata-se de Zom 100 , também conhecido como Bucket List   of The Dead ou 100 Coisas Para Fazer Antes de Virar um Zumbi , nome adotado pela (medíocre) versão live action da obra, também disponível na plataforma. No anime, o protagonista é Akira Tendo, cuja vida se tornou um verdadeiro calvário por conta do seu ofício, que o explora incessantemente, deixando pouco espaço para qualquer outra coisa. Ele dorme duas horas por dia, faz infinitas horas extras e passa humilhações diárias. E o salário, ó. Logo, com a chegada do apocalipse zumbi, o fim do mundo representa para Akira uma oportunidade de ser livre, e poder, finalmente, fazer as coisas que deseja. Seus anseios vão de coisas simples, como limpar o próprio quarto, absurdas, como virar um super-herói e materia...